Banco Central reforça combate a fraudes em transações financeiras

Publicado por Farroco Abreu - Advogados | Informativo | 8 . outubro . 2025

O Banco Central do Brasil (BCB) publicou a Resolução BCB nº 501, que altera a Resolução BCB nº 142/2021 e estabelece novas medidas para a prevenção de fraudes em serviços de pagamento prestados por instituições financeiras e de pagamentos integrantes do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

A principal inovação trazida pela nova resolução é a obrigatoriedade de rejeição de transações destinadas a contas com preocupações fundadas de envolvimento em fraudes. A regra alcança:

  • Contas de reservatório à vista;
  • Contas de poupança; e
  • Contas de pagamento pré-pagas.

As operações afetadas incluem Pix, TED, DOC, boletos e transferências internacionais.

Cada instituição poderá definir seus próprios critérios para avaliação de suspeita de fraude, utilizando sistemas internos de monitoramento e bases de dados públicas ou privadas. Sempre que uma transação for rejeitada por suspeita de fraude, a instituição destinatária dos recursos deverá comunicar o titular da conta sobre a medida adotada.

As instituições têm até 13 de outubro de 2025 para implementar os ajustes necessários em seus sistemas e processos.

A medida faz parte de um conjunto de ações do Banco Central para fortalecer a segurança do Sistema Financeiro Nacional, interromper fluxos financeiros ilícitos e dificultar a atuação de organizações criminosas em esquemas fraudulentos.

Farroco Abreu Advogados acompanha de perto as mudanças regulatórias que impactam o setor financeiro e está à disposição para dúvidas e auxiliar empresas na adequação às novas exigências.


Voltar para Página Anterior